Reflexão do Dia

Olá, pessoal!!!  comentando  o Pensamento do dia, do Livro

" Para Hoje" da literatura de Comedores Compulsivos Anônimos - CCA . 


São comentários pessoais, não significam a opinião  de CCA.


 colaboração das companheiras : N.F e D.T .

Bom dia!

Abraços.

  
Dis.
e.mail : intergrupoccamg2@gmail.com
( os comentários da Reflexao do Dia não estão sendo atualizados , porque o blog está passando por alterações , tb por está desconfigurado. Logo que acertamos , voltarei a atualiza´los - dis)
Resultado de imagem para IMAGEM BEM VINDO MES  DE ABRIL

10 Abril

 O tempo amadurece todas as coisas. Nenhum homem nasce sábio. Miguel de Cervantes

Para hoje: Meu Poder Superior me oferece um caminho para viver livre da obsessão por comida. Estou disposto a fazer o trabalho de base hoje e esperar pelos resultados.





Paciência. Aguardar o tempo de Deus, aguardar o tempo necessário para que a semente germine, para que o fruto amadureça, para que a borboleta saia do casulo. Mas eu comedora compulsiva, apressada, agitada, ansiosa não sei esperar. Sei desesperar; mas posso aprender a ter equilíbrio, posso aprender como ficar serena, como ter um pouco de tranquilidade. Fácil? Não! Mas é possível, um dia de cada vez... (N.F.)
 Resultado de imagem para imagem tempo de deus
‎A paciência tem que ser um trabalho diário. Já melhorei um pouco nisso mas ainda falta muito. Sempre fui muito ansiosa, mas o pior de tudo é que queria que tudo acontecesse no meu tempo. Esse programa me deu a noção do tempo de Deus . Hoje sei que tudo será no tempo dele. Então não preciso sofrer tentando manipular minha vida...é muito mais simples deixar aos cuidados do Poder Superior e confiar.Tudo virá no tempo certo ! D T
Resultado de imagem para imagem tempo de deus

9 Abril 


Procure sempre evitar aquilo que provoca sua raiva. Publilius Syrus

Para hoje: Quanto mais eu conseguir aceitar meus defeitos e os das outras pessoas, mais livre da raiva ficarei.



Não posso modificar as pessoas, nem as circunstâncias. Se o um mal feitor sai de casa disposto a lesar alguém e este alguém sou eu, posso ficar com muita raiva, mas preciso pensar ao invés de comer compulsivamente, quais medidas legais precisarei tomar. Admitir minha impotência diante do fato, entregar a Deus a situação e tomar as providências necessárias é a forma mais racional de lidar com o problema. Paciência, só por hoje!! ( N.F.)
Resultado de imagem para imagem  paciencia 
Simples este Pensamento! Mas quanto tempo levo para entender e colocar em prática esta  sugestão?  Preciso trabalhar o programa,  um dia de cada vez!
Eu tive sorte, quando há anos , fiquei com muita  raiva de uma pessoa. Mas em seguida, veio às minhas mãos um livro que falava do veneno da raiva que voltava  todo prá mim. Pensei: -  fico com raiva... o outro nem sabe!!! e me torno  escrava do outro e  dos sentimentos negativo? Na mesma hora, passei a refletir mais sobre as situações de raiva e procurar  tirá-las da minha vida. Ainda não estou totalmente livre, mas já sofro bem menos. Sempre que surge raiva de alguém , me coloco no lugar dela e procuro me despertar para a compaixão e vê-la como um ser humano cheia de defeitos, assim como eu. E logo amenizo o meu sentimento de raiva. 
Hoje em  CCA recebo  ajuda, diariamente.(D.I.S.)
Resultado de imagem para imagem   transformar a   raiva
A raiva é um turbilhão de problemas...quando ela se instala perco realmente a sanidade. E é interessante entender que ela simplesmente vem da não aceitação. Quando quero que as coisas ou as pessoas sejam ou ajam de acordo com aa minhas verdades e isto não acontece aparece esse sentimento  que perturba tudo  . Então o programa me ensina que a aceitação é a chave pra me livrar da raiva. DT
Resultado de imagem para imagem   turbilhao
8 Abril
 Ganhar sem correr riscos é triunfar sem glória.Pierre Corneille
Para hoje: Tenho a força para ultrapassar os meus medos e tentar uma nova forma de viver.
Coragem, para romper com o comodismo do casulo, com a mesmice, com o que está bom, para tentar o ótimo. Desafios vão se apresentar, o medo vai tentar me paralisar, mas preciso seguir em frente. As dificuldades não vão me sufocar, a pausa para sentar no chão e chorar é inevitável, mas vou enxugar as lágrimas, olhar para o casulo do conforto e seguir em frente. Vou pedir ao Poder Superior que me ajude a transpor os meus medos. Só por hoje vou tentar uma nova forma de viver!(N.F.)
 Resultado de imagem para imagem  coragem
O Pensamento me  induz a virar pelo avesso. Sair  do convencional ,da minha zona de conforto  e enfrentar o medo e a autocritica negativa a  que me imponho.  Não é fácil para mim, comedora compulsiva, mas é um convite à coragem ou pelo menos à reflexão para iniciar mudanças necessárias em busca de mais liberdade e enfrentamento do medo que me impõe pesadas algemas.(D.I.S.)
 Resultado de imagem para imagem  coragem
Muitas e muitas vezes antes de conhecer CCA passei por experiências que me paralisavam ...só de pensar em me lançar para a vida me " transformava em estátua". A dificuldade estava ligada a " o quê os outros vão pensar"? Descobri no programa sobre baixa auto-estima e como trabalhar isso. Aprendi que posso errar, que nem sempre vou alcançar uma situação ideal, mas sobretudo aprendi que tenho que me aventurar. Com a ajuda do PS e dos companheiros me torno mais forte. A coragem vem . E a vida flui! DT
 Resultado de imagem para imagem  virar estatua


















7 Abril
 Uma capa de chuva não é feita para uma chuva só. Provérbio italiano

Para hoje: Qual a melhor forma de eu ajudar outro comedor compulsivo? Indo às reuniões, esteja eu com vontade de ir ou não.

Quando cheguei na sala, além de sentir o carinhoso acolhimento, ouvi também que o segredo está na próxima reunião. Que era preciso continuar voltando.
E continuei. Me sinto em casa em qualquer sala de CCA. E não me esqueço de que é um dia de cada vez. Como diz o 12 passo e a 5ª tradição, preciso levar a mensagem. Preciso dar o meu testemunho de como esse programa mudou a minha vida. Funciona!((D.T.)
Eu me recordo  bem das pessoas que encontrei em CCA , quando aqui cheguei . Quantos ensinamentos, elas me transmitiram com seus depoimentos!  Todos tinham algo que ia de encontro às minhas inquietações.
 Hoje, vejo que CCA era tudo que eu precisava naquele momento de  aflição. Foi um alivio ter chegado aqui.
 Tenho  muita gratidão por todos que aqui encontrei  e com os que chegam a cada dia. 
Continuo voltando   pela minha recuperação, e também  para passar à frente tudo que um dia alguém me passou e contribuir para manter abertas as portas dessa Irmandade.(D.I.S.)
 Resultado de imagem para imagem  grupo



A literatura diz que CCA sempre estará de portas abertas para receber o comedor compulsivo que ainda sofre dentro e fora da Irmandade. Vendo algumas reuniões vazias, olhando para vários grupos que já não existem, lembrando dos rostos de muitos veteranos que foram embora, tenho sérias dúvidas sobre o futuro desta Irmandade. Mas sei que quem cuida de tudo é Deus e que eu não tenho outro lugar para ir, preciso estar aqui mesmo que seja difícil, mesmo que pareça impossível. Aqui encontrei amor e aceitação    incondicional além dos meus mais ardentes sonhos, preciso transmitir esta mensagem. Por isto, eu sou responsável. Faça contato hoje com um companheiro que foi embora... Só por hoje!(N.F.)
Resultado de imagem para imagem   deus cuida de nos
6 Abril 
Toda a nossa vida, com nossos belos códigos
morais e nossa preciosa liberdade, consiste, em
última análise, em aceitar-nos como somos. Jean Anouilh

Para hoje: Não é sinal de orgulho, mas de humildade,
admitir que sou único e belo.


Aceitação é tudo de bom... é ficar em paz. Foi um aprendizado e tanto nos meus primeiros tempos no grupo. Confesso que cheguei totalmente sem aceitação da minha vida na época. Não podia me amar daquele jeito ( muito acima do peso e ainda comendo sem parar. Cheia de questionamentos sobre minha vida. Cheia de reclamações e sem saber agradecer...). Aí ouvi : "deixe-nos amá-la até que você possa se amar". Fiquei, continuei voltando e aí tive aquele click : eu sou assim e única e posso mudar certas coisas e outras não (quer no físico ou em outros aspectos). Esta é a melhor parte; hoje gosto de mim!!!! E continuo voltando!(D.T.)
 Resultado de imagem para imagem aceitação
Hoje eu gosto da pessoa que eu sou, mas não foi sempre assim. Antes eu nem sabia quem era aquela pessoa que me olhava no espelho, tinha vergonha do meu nome, da minha aparência, do meu cabelo. Eu tentava ser o que os outros gostariam que eu fosse... A verdade é que eu não tinha uma identidade, nem amor próprio. O Quarto Passo revelou defeitos de caráter que eu nem imaginava  mas apontou também qualidades que eu desconhecia. O autoconhecimento tem sido a ferramenta de vital importância para aceitar-me como sou... (N.F.)

 Resultado de imagem para imagem auto conhecimento


5 abril  ... 

quanto maior nossa rendição, mais completa é nossa libertação em relação à obsessão pela comida. Comedores Compulsivos Anônimos

Para hoje: Não há um só problema na minha vida, incluindo minha obsessão por comida, que não possa ser resolvido na proporção direta de minha capacidade de parar de lutar contra ele, entregá-lo a Deus e saber que a solução virá.





Sou uma comedora compulsiva: isto é fato. Isto significa que tenho uma doença em três níveis: espiritual, física e emocional. Isso mexe com a cabeça. Isso tem a insanidade como um componente. Então não se trata simplesmente de um probleminha com comer demais. Por isso simplesmente uma dieta não trata a minha doença. É preciso de muito mais do que uma dieta, do que restrição de calorias, do que exercício físico. Essa doença se trata em primeiro lugar com a disposição de deixar que o lado espiritual seja cuidado por um Poder Maior. Cada um em CCA terá seu tempo de entender os pormenores desse tratamento proposto pelo programa. Graças a Deus eu entendi, procuro praticar um dia de cada vez e continuo voltando. Funciona!(DT)

Resultado de imagem para imagem mudar os pensamentos


Parei de lutar com aquilo que não dou conta, de dar murros em ponta de faca, como dizem. Parei!!!  é a questão mesma da rendição, entregar, pedir ajuda,  em todos os sentindo, a Deus e a quem mais   puder  me ajudar. Confiar que o PS vai direcionar  as ajudas. Que as energias do universos vão conspirar a meu favor. Só não posso entrar na paranoia da lamentação , da revolta, do desânimo  e  da desesperança.... Pois hoje  sei , o  quê funciona é a entrega a Deus, confiando que de alguma forma a solução virá.( DIS)
Resultado de imagem para imagem universo a meu favor
4 Abril 95

Saber e mesmo assim achar que não se sabe é a maior conquista. Não saber e ainda 
assim , achar que se sabe é uma doença.
Lao-tzu

Para hoje: Que eu possa ter sabedoria para manter-me aberto para aprender.



Orgulho e humildade: dois opostos que podem ser trabalhados com os doze passos.  CCA me deu a oportunidade  , em primeiro lugar, de entender que o  orgulho me fazia me comportar como  "a poderosa", a "sabe-tudo". Desvendar esse sentimento através do quarto passo e mesmo assim não "me culpar" e sim procurar exercitar a humildade foi outra oportunidade que o grupo me trouxe. Humildade (e não humilhação) significa admitir minha impotência perante a muitas coisas, ser honesta o suficiente para saber dizer "não sei" e me submeter á vontade de um Poder Superior, que realmente é "poderoso " e realmente sabe de tudo. Este programa é um presente de Deus . E funciona!(Dt)
 Resultado de imagem para imagem presente de deus
Deus me surpreende de muitas formas; minha vida nas linhas carregadas de sabedoria da filosofia de CCA... Meus defeitos de caráter: a prepotência e arrogância aliados a falta de humildade não permitia que eu não tivesse respostas, principalmente pra vida dos outros...
Aprender, sair em busca de novas perguntas, permitir que as respostas sejam dadas por Deus. Me contentar em ouvir um desabafo e me calar, deixar que o silencio permeie os espaços vazios sem vergonha por não ocupar as pessoas com meus comentários inúteis. 

Hoje sei que leva-se muito tempo para aprender, um tempo maior para colocar o aprendizado em prática, mas que o esforço é muito válido.Demais... (Nf)
Resultado de imagem para imagem silencio
3 Abril 

Querer é um gigante em crescimento, cujo casaco do ter nunca foi grande o suficiente para cobri-lo. Ralph Waldo Emerson

Para hoje: A verdadeira fonte da serenidade, dos bons sentimentos, não é obter o que eu quero, mas querer o que obtive.

Em CCA ouvi muitas vezes o sonho de todo comedor compulsivo: comer , comer, comer e emagrecer...soluções mágicas, dietas milagrosas. Eu também queria isso. Achava que um corpo magro era o auge do sucesso e resolveria todos os meus problemas de inadequação ao mundo. Que engano! O programa me ensinou que além do peso, a comida é capaz de mexer com minha cabeça, com meu emocional, com minha vida e a de muitas pessoas ao meu redor. E que apenas a abstinência constitui a solução. Abstinência é me manter afastada dessa comida que alimenta a minha doença. Que este seja meu querer:  agradecer a  serenidade  para parar de comer compulsivamente , que ganho em CCA.(D.T.)  

 Resultado de imagem para imagem serenidade
Sei que tenho a doença da compulsão. A obsessão existe na minha mente e  me leva a  querer  o excesso em alimentos, coisas e muito mais. Por isso preciso trabalhar este programa diariamente  para despertar minha consciência,  e aprender  que   preciso é  de paz  e gratidão.
 E hoje,   já posso agradecer a Deus,  como o concebo, pois depois de muitas 24h em CCA, estou aprendendo, um dia de cada vez, que  não preciso do excesso  e sim de muito gratidão e  aceitação  da minha  vida do jeito que ela é.(D.I.S.)
 Resultado de imagem para imagem serenidade

Ouvia esta frase quando eu era menina: - Quando seus desejos e os de Deus se aliam, todo Universo conspira a seu favor. Preciso então de abrir mão do excesso seja de comida, de roupas, de sapatos, de coisas e buscar a essência, deixar de lado o meu querer e pedir ao Poder Superior para mostrar-me a vontade Dele.


Praticar os princípios espirituais de CCA, nos coloca em contato diário e íntimo com Deus como cada um o concebe. Que hoje eu desfrute um pouco mais desta oportunidade....(N.F.)
Resultado de imagem para imagem serenidade
2 Abril 
A maior felicidade que você pode ter é saber que não precisa necessariamente da felicidade. William Saroyan

Para hoje: Se não é da felicidade, de que necessito, então? Preciso de boa vontade para aceitar o que vier, para parar de criar obstáculos para mim mesmo, para abandonar a ideia de que devo me sentir bem o tempo todo.

O meu conceito de felicidade mudou muito depois que vim para o CCA. Felicidade passou de uma"  coisa maravilhosa, um mundo cor de rosa com fogos de artifício" para "a delícia de viver um dia de cada vez com paz de espírito " sem ter que me empanturrar para lidar com as coisas que eu não podia modificar. Como diz a oração da serenidade, o discernimento daquilo que eu posso e do que não posso alivia, me dá a verdadeira dimensão daquilo que é realmente importante. Felicidade é saber que posso contar com meu Poder Superior e que tudo vai dar certo se eu entregar minha vida e minha vontade a Ele. ( D.T.)
 Resultado de imagem para imagem viver feliz

Se alguma coisa não dá certo, fico chateada; se alguém critica algo em mim, fico triste; se as pessoas estão assim  ou  assado, fico transtornada. O desencontro da humanidade, as guerras, a fome, a pobreza dos povos, a inflação, a corrupção,  até os desencontros das novelas e etc.., etc..., etc....   mexem com meu humor e me trazem  infelicidade. Quando vou parar, e aceitar o que temos? Pois  é!!!  o quê merecemos!!! E que posso  estar triste,  tenho que aceitar:  - estar triste , faz parte!
 A vida é resultado das  heranças, dos meus  acertos e erros e também da humanidade. Só não posso deixar que esse infernal reboliço conduza meu estado de espírito, minha mente e meu  humor. 
 Como é bom pensar assim! tudo fica bem e  me dá muita liberdade. Não preciso estar  o tempo todo  transbordando de felicidade como aprendi na  minha caminhada.  (D.I.S.)
 Resultado de imagem para imagem viver um dia de cada vez


Aprender a ser feliz admirando a simplicidade das coisas, reconstruir uma vida perdida na amargura do comer compulsivo. Reencontrar aquela menina triste, cabisbaixa e infeliz e dar a ela uma nova chance; a de ser moldada nos braços amoroso do Poder Superior. Sentir este amor e permitir que  mude  a minha vida. Nem sempre está tudo bem, ás vezes, os dias são tenebrosos, longos demais. Mas se Deus é quem está no controle, posso recolher a âncora, acreditar e deixar  levar meu barquinho para onde Ele quiser que eu vá.
Paz, liberdade e felicidade, só por hoje! ( N.F.)
Resultado de imagem para imagem  amor de deus

1º Abril 
Ninguém pode fazer você sentir-se inferior sem que você o consinta. Eleanor Roosevelt

Para hoje: O programa de CCA me dá a autoconfiança que todas as pessoas criativas têm. O mundo seria mais pobre se os seus pensadores mais originais - artistas, escritores, cientistas e filósofos - considerassem a crítica adversa como um sinal de sua inferioridade e se voltassem para outro tipo de trabalho.

 Este é um daqueles  Pensamentos  que eu deveria ler todos os dias, para não me esquecer da   liberdade que ganho, quando  não me  preocupo com a opinião do outro a meu respeito.
 É muito bom, não permitir que a opinião alheia me faça sentir inferior. 
 Preciso desanuviar a  mente, limpar  os canais de  contato com  o  Poder Superior,  para receber  boas  energias e elevar a  auto-estima.
 O comer  compulsivo me  entorpece,  não  permite que capto as energias espirituais, e assim não  me  valorizo,  perco  o  respeito por mim, abandono-me à mercê da opinião  alheia.
 A  abstinência é o caminho.(D.I.S.)

 Resultado de imagem para IMAGEM ENERGIAS VINDAS DE DEUS

Esta afirmação é de muita sabedoria e me ajudou muito quando chegou aos meus ouvidos em uma sala de CCA. Eu vinha de um histórico de baixa auto-estima por toda vida; tudo me atingia, principalmente, as outras pessoas. Bastava ver alguém conversando e de repente me olhando que já achava que estava falando mal de mim. Ao participar das reuniões e passar a entender que somente eu sou responsável por fazer mudanças em minha forma de pensar e viver, aprendi também isto de que "O que os outros pensam sobre mim não é problema meu". Foi uma liberdade e tanto! Quem tem que gostar de mim sou eu: aceitar minhas limitações e entrar em ação. Ninguém tem que  cobrar isso de mim... Funciona!(D.T.)
 Resultado de imagem para IMAGEM LIBERDADE


Por longo tempo, experimentei a desvalorização imposta pelos outros, a opinião alheia me colocava no chão mas não podia ser diferente se eu mesmo não me valorizava. Eu dependia do olhar do outro, da aceitação do outro, do humor do outro. Já não tinha vontade própria, não sabia mais o valor da palavra liberdade. Mas ai veio CCA, com sua filosofia divina  quebrando paradigmas que não encarei por vontade própria. Foi por não ter mais o que perder, por não ter mais do que abrir mão, que lentamente, fui assimilando novos conceitos, entrando em contato com pessoas, atitudes e sentimentos de uma forma nova, de um jeito totalmente diferente. Ainda preciso de intenso trabalho de base, mas a caminhada tem se revelado esplendida.  N.F.)

 Resultado de imagem para IMAGEM LIBERDADE


31 Março


 A única forma de predizer o futuro é ter o poder de moldá-lo. Eric Hoffer 


Para hoje: Entrego minha vida a meu Poder Superior e em troca recebo o aproveitamento completo do potencial que me foi dado por Deus.


Este programa tem a grande dádiva de mostrar um caminho para o bem viver. Não tenho palavras para agradecer por ter achado este caminho. Um Deus amantíssimo me trouxe à sala. 
Como é bom ter um jeito diferente de começar  o dia, pensar antes de agir, rever erros e não deixar acumular raivas e ressentimentos, agir para o bem...
Acima de tudo ter a compreensão de que a minha doença é capaz de estragar o meu dia, pois ela afeta o meu emocional e me leva a ações insanas. Para isso , o segredo é evitar a primeira mordida compulsiva, pois a comida pode mexer comigo de modo que eu nunca imaginava antes de conhecer CCA. Tenho que acreditar e entregar minha vida ao meu PS! (D.T.)
 Resultado de imagem para IMAGEM CAMINHOS

Vez por outra ainda estabeleço a ideia de controlar minha vida, meu peso e minhas emoções. Ainda cometo a insensatez de pensar que posso fazer o que eu quiser, incluindo as sabotagens, as justificativas e as desculpas elaboradas que crio para não entrar em conflito com meu ego. Sim, o ego; arrogante, prepotente ainda teima em ocupar o lugar de Deus, ainda faz com que eu perca tempo remoendo sentimentos e situações. Mas só por hoje, não quero me entregar a pensamentos obsessivos, não quero cultivar o tumulto interior que tanto me afligiu no passado. Hoje quero permitir que Deus assuma o controle, pelo menos por hoje.(N.F.)

 Resultado de imagem para IMAGEM CONTROLE DE DEUS
O único poder que  tenho é  fazer o trabalho  de base   no dia de hoje, de hora  em hora ou de  minuto a minuto. 
Viver o dia de hoje, cuidar da minha alimentação, hoje. 
Se fizer uma previsão para vários dias, não sei se  cumprirei , porque meu comportamento não é controlável.  Um dia,  me levanto cheia de boas intenções. No outro, posso estar totalmente descontrolada. 
Então, só  conseguirei moldar o futuro se viver bem um dia de cada vez. Preciso de boa vontade para entregar ao Poder Superior a direção da minha vida e com certeza estarei recebendo serenidade, sanidade, paz, abstinência e muito mais.
Somente assim, sem desgaste e “pré/ocupação”, construirei um futuro conforme a vontade do Poder Superior. Só por hoje! (D.I.S.)
 Resultado de imagem para IMAGEM SO POR HOJE


30 de março

A raiva é uma breve loucura.
Horácio
Para hoje: Ter sanidade não é poder esconder bem a minha raiva; é não ter necessidade de reagir com raiva a pessoas, lugares e coisas.

Preciso da sanidade de que fala este pensamento, preciso parar de reagir com raiva  a pessoas, lugares e coisas. Nem todos estão empenhados em serem verdadeiros, leais. Cada um tem seu tempo e Deus permite que seja assim, cada um vai levar o tempo que for preciso para crescer. Não vou ditar a verdade, para o outro. Vou usar minha energia para viver minha própria vida, vou usar o meu tempo e entendimento para aprender e não para ensinar. Estou aqui disposta a fazer um ato de entrega, a me colocar de joelhos e fazer uma oração pelo outro e por mim. Que hoje seja um dia especial para todos nós!!
(N.F.)
Resultado de imagem para imagem me colocar de joelho 

Um dos sentimentos  que eu  detesto ter  é o da raiva. E mais ainda -  quando  reajo sob o efeito dela. 
Parece um vírus que de repente te ataca, e você  transfere para ele o controle dos seus sentimentos. Sinto-me um fantoche, pois perco a  serenidade, a sanidade e a abstinência. Naquele momento de loucura não estou ali, consciente, alerta, sou só reação negativa.
Mas nessas muitas 24h de CCA, não tenho mais reagido assim, pois  tenho recebido tudo para não ter necessidade de reagir com raiva a nada. E aprendi que não são as pessoas, coisas e fatos que me fazem raiva, eu que fico com raiva das situações.
Não reagir com raiva é um presente de um Poder Maior. E graças a Ele, como diz no pensamento, os motivos tem desaparecido, e não tenho  reagido com raiva a nada.Um dia de cada vez!(D.I.S.)

Resultado de imagem para imagem viver livre da  raiva
Ah, a raiva! Nossa! não gosto nem de me lembra de ataques de raiva que já tive...sem controle, com muita insanidade. Esta doença nos traz um descontrole até nas pequenas coisas que saem do controle.
Graças ao programa vou me reeducando quanto a isto. Antes de explodir paro e penso . Procuro fazer a oração da serenidade e não reagir no momento. CCA é uma escola de vida!


(D.T.)
Resultado de imagem para imagem viver livre da  raiva
29 março  
É impossível começar a aprender aquilo que já se pensa saber. Epíteto 


Para hoje: Será que aproveito as oportunidades de aprender, mesmo que eu saiba muita coisa sobre um assunto'?

Quando entrei no programa me disseram para manter a mente aberta. A a simplicidade da proposta dos doze passos precisava  disso. A leveza que veio quando realmente  eu passei a experimentar essa coisa de viver um dia de cada vez não tem explicação. Quando eu poderia imaginar que posso resolver uma coisa de cada vez , a seu tempo, com a ajuda de um Poder Superior e dos companheiros? Eu precisava muito  "desacelerar" minha mente e minha vida para entender que na verdade era mais simples do que eu imaginava este tratamento para a minha compulsão. Continuei voltando e fui recebendo muitos milagres! E continuo voltando, pois também me disseram que o segredo está na próxima reunião!(D.T.)
Resultado de imagem para imagem de milagres
Humildade é a chave prá vida. Nada vai em frente se eu não agir, primeiramente com humildade . Aceitar que eu não sei tudo, que estou aprendendo, caminhando, um dia de cada vez. 
 As maiores dificuldades que  aparecem na minha vida estão ligadas ao orgulho. Quando não querer pedir ajuda,   olhar   nos olhos do outro  para dizer  "não sei" e  também para  agradecer. 
E também  pensar  que sou superior , que  o outro  não me trará nenhum  ensinamento. 
Aceitar que toda situação da vida traz aprendizado, se eu estiver atenta, disposta a aprender e em permanente estado de humildade. (D.I.S.)
Resultado de imagem para imagem de humildade
Penso que a oportunidade de aprender vem da riqueza deste programa de viver um dia de cada vez. Viver cada dia renovando, inovando, atentando para os detalhes que Poder Superior vai apresentar neste novo dia. Esquecer a mágoa, a infelicidade, o choro de ontem e olhar para esta manhã como uma criança olha para um lugar novo para passear e que não sabe quais surpresas vai encontrar. Não sei o que este dia me reserva, mas vou prestar bastante atenção ao que Deus preparou para mim.  ( N.F.)

Resultado de imagem para imagem de aprendizado
28 Março
Que seu interesse esteja apenas na ação, e nunca nos resultados. Bhagavad Gita 

Para Hoje: Se eu parar de "supervisionar" minha perda de peso, ela acontecerá - no tempo de Deus. Rezo para ter a boa vontade de fazer isso.

Como este programa é diferente de tudo o que já conheci em termos de tratar a minha doença! O foco é no parar de comer compulsivamente e não no peso. A doença pode se refletir no peso excessivo ( ou não, uma vez que há pessoas com peso normal e mesmo com peso muito abaixo do normal, mas que têm compulsão pela comida). Assim, tratar a compulsão significa melhorar a minha compreensão do que é a doença, entrar em ação para ficar abstinente , evitar a primeira mordida compulsiva. É simples, mas não é fácil, como ouvimos na sala . Mas é possível. Para isso tenho que largar o controle e entregar a minha vontade e minha vida ao meu Poder Superior. (D.T.)
Resultado de imagem para imagem de entrega nas mãos de  deus
Não tinha  fé e confiança em mim, pois deixava o meu leme a cargo  da mente e não da pura consciência . Mente esta  distorcidas pelos pensamentos confusos  e  dos outros ,  por hábitos nocivos e preconceitos. Não praticava a verdadeira fé que fala o  segundo e terceiro Passos.  Neles descobri um Poder Superior que pode me devolver a sanidade e posso entregar minha vida  a Ele.
 Fazer o trabalho de base seguir  minha  pura consciência. Pois se desejo  o meu bem , se quero  parar de comer compulsivamente - (meus objetivos primordiais) . Desligo -me da mente do controle , a que  me induz a continuar satisfazendo meus desejos costumeiros.
Quero viver o hoje,  calmante, cuidando do meu dia, da minha alimentação saudável.
 Com certeza, ficarei abstinente , chegarei ao meu peso ideal. Um dia de cada vez!( D.I.S.)
 Resultado de imagem para imagem de fé
Quero conseguir abrir mão do controle do peso, parar de vigiar a balança. Perceber pelas roupas que meu corpo está ficando mais fino, confiar inteiramente que Deus está cuidando do meu corpo, da sanidade de minha mente enquanto faço o trabalho de base. O que é mais difícil é aguardar o tempo de Deus, sem desanimar, sem auto sabotar, sem jogar tudo para o alto. Mas só por hoje vou continuar me esforçando, buscando a essência que vai muito além do tamanho do meu corpo...(N.F
Resultado de imagem para imagem tempo de deus

 27 Março   2017
Sentimos e avaliamos rapidamente o quanto sofremos por causa dos outros; mas não levamos em consideração o quanto os outros sofrem por nossa causa. Thomas à Kempis 

Para hoje: Quando começo a racionalizar a respeito de um comportamento duvidoso, pergunto-me: "Se outra pessoa fizesse isso, eu a desculparia desta maneira?"

As reuniões de CCA me fizeram abrir a mente e perceber o lado do outro. Fui descobrindo tanta coisa de mim, inclusive que eu não era aquela " perfeição" toda que pensava ser. Os depoimentos de cada companheiro funcionavam como um choque: passava a ver que cada acontecimento na minha vida  tinha a minha versão mas também era necessário considerar a versão de outras pessoas envolvidas e até mesmo das circunstâncias. Como é bom mudar os conceitos! Isso ajuda a viver melhor! (DT)
Resultado de imagem para imagem abrir a mente para a vida 
Quando eu estava no controle, eu não enxergava os outros. Só sabia do meu querer, da minha vontade. Ao entregar o controle nas mãos de Deus, comecei a ver o outro como alguém que também sofre, que tem angústias.  Hoje, tento dar ao outro o mesmo tratamento digno que eu penso merecer, talvez o outro ainda esteja naquele mesmo lamaçal que eu estive. Quem sabe eu posso ser o anjo escolhido pelo PS para ser sinal de paz para o outro? Recebi amor e compreensão quando cheguei em CCA e quero ser sinal concreto deste amor... Amor ao próximo só por hoje!(N.F.)
Eu vejo que dou um  grande passo , quando  me  coloco  no lugar do outro e  me pergunto:  - como  me  sentiria se fizessem  comigo o  que fiz ou estou fazendo  com o outro? - Dessa forma , tenho uma visão real do meu comportamento. 
 Resultado de imagem para imagem abrir a mente para a vida
Sentimentos de  magoas, suscetibilidades,  sentir-se como vítima , são reações que precisam ser superadas. E  as reflexões que este pensamento nos leva a fazer são  ferramentas que o programa nos dá para mudar .(D.I.S.)
 Resultado de imagem para imagem ferramentas  para mudar  a vida

26 março
 Coragem é resistência ao medo. domínio sobre o medo - e não ausência de medo. Mark Twain  

Para hoje: Há coisas de que ainda tenho medo, e talvez sempre tenha, mas superei o medo antes e superarei novamente.
A oração da serenidade é completa: ensina sobre aceitar e a pedir coragem. Se não tenho coragem ela me diz para pedir. Pedir coragem pra entrar em ação. O mais lindo desse programa pra mim é isso: entender que é em um  Poder Superior que devo confiar e pedir. A coragem que eu não tenho, não sou eu quem resolvo ter e consigo sozinha...preciso usar de humildade e pedir. Ela será uma dádiva do PS.   DT
 Resultado de imagem para imagem coragem

Um dos piores defeito de caráter que carrego comigo é o medo . Parece que veio no DNA. Supero um  hoje, amanhã aparece outro. E ele me  leva a muitas outras falhas do meu comportamento.
A vaidade é fruto do medo. Medo de não ser aceita, do julgamento, da crítica, de envelhecer , de perdas;  enfim,  toda  insegurança vem  do medo. Medos  este que muitas vezes custo a descobrir por trás de qual reação eles estão escondidos. Pode estar por trás da raiva, por exemplo. Já me peguei com muita raiva, e logo  percebi  que estava era  com muito medo.
 Sabendo dessas armadilhas do medo , oro a Deus que me dê discernimento para que eu reconheça a origem  deles e os  enfrente com fé e coragem, um dia de cada vez!( D.I.S.)
Resultado de imagem para imagem coragem
25/03

Freqüentemente nos sentiríamos tristes se nossos desejos fossem realizados. Esopo 
Para hoje: Embora meus desejos ultrapassem em muito minhas necessidades, sei que sanidade e estabilidade para mim dependem de manter equilibrados os desejos e as necessidades.

 O meu maior desejo sempre foi ser magra. Achava que tudo se resumia em ser magra: aceitação pelas pessoas, felicidade, etc e tal. Achava que gente magra não tinha problemas. 
 Graças a Deus achei CCA e entendi quão tolo era esse desejo
 O importante é a paz de espírito que começa com a aceitação de mim como sou e continua com a coragem para mudar. Hoje posso dizer que com a prática do programa realizei desejos muito além dos meus mais ardentes sonhos! (DT)

 Resultado de imagem para imagem paz de espírito
Nessas muitas 24h em CCA, sinto uma enorme liberdade por não ter desejos exagerados. Conheço as minhas  reais necessidades.  Consigo sair de qualquer shopping sem  comprar coisas   e alimentos supérfluos. E mais... sinto feliz e agradecida  pelo que tenho e por está vivendo uma vida equilibrada , serena e em paz . (D.I.S.)

Resultado de imagem para imagem desapego ao   excesso
Sou um exemplo autêntico que nem todos os pedidos podem ser atendidos... Quando eu exercia a intenção de ser Deus, ficava pensando em quem eu mandaria um raio. Aquele que falou tal coisa que não gostei, aquele que olhou pra mim com cara feia, o motorista do ônibus que não parou... Há algum tempo minha oração tem sido: Senhor, não me escute em meus momentos de insanidade. Não considere o que digo quando estou atormentada pela raiva, pelo ressentimento, pelo egoísmo. Só por hoje vou buscar o equilíbrio que vem ao trabalhar o Programa.(N.F.)
Resultado de imagem para imagem equilibrio
24 Março

 "Louco" é o termo que usamos para descrever o homem que está obcecado por uma idéia e nada mais. Ugo Betti 

 Para hoje: Será que estou disposto a admitir sinceramente que sou como os outros comedores compulsivos? Dessa admissão provém uma liberdade inimaginável. 




Admito minha impotência perante a comida. Admiti na minha primeira reunião. Amei aquela primeira reunião onde parece que me tiraram uma venda dos olhos...passei a entender minha condição de comedora compulsiva. Foi muito esclarecedor. Era o que eu procurava há muito tempo: entender o que se passava comigo em relação à comida. Entendi prontamente que era uma  insanidade. Mas acima de tudo me apresentaram um caminho para me devolver a sanidade. Amo este programa!(DT)
 Resultado de imagem para imagem amplidão
Eu sou uma comedora compulsiva, que precisa  exercitar o programa de forma intensa para ter um pouco de recuperação. Preciso do contato com outros comedores compulsivos para lembrar-me que a comida não é meu Deus, que ela não soluciona meus problemas e que o encanto que ela tinha sobre mim, já não existe. Quando esqueço disto, volto naqueles dias em que fechava a porta para comer escondido, que comia na travessa por que pensava que o prato era pequeno para comportar tanta comida. Só por hoje agradeço ao PS por não estar na escravidão do comer compulsivo.
Liberdade e integridade só por hoje!(N.F.)
 Resultado de imagem para imagem liberdade
Nada melhor que trabalhar em busca de sanidade!
 Sei que sozinha não consigo! Preciso da aceitação incondicional de que sou uma comedora compulsiva e somente me libertarei dessa compulsão , quando aceitar que a doença esta na mente e que preciso me cuidar muito , buscar a ajuda de um Poder Maior em quem eu acredite.  E que eu possa enxergar e trabalhar  os aspectos negativos no meu ser. Assim, receberei  gradativamente as mudanças, à medida, que vou merecendo e me envolvendo em um processo de cura emocional , espiritual e consequentemente física. Um dia de cada vez!!! (D.I.S)                 
 Resultado de imagem para imagem  sair da insanidade



23 Março 83 

Nós não amamos qualidades, amamos pessoas; algumas vezes por causa de seus defeitos, assim como por suas qualidades. Jacques Maritain
Para hoje: Reconhecer que ainda tenho tendência a esperar perfeição em mim e nos outros é um bom começo no sentido de abandonar essas expectativas.

Aceitar meus defeitos e valorizar, minhas qualidades é o primeiro passo para aceitar o outro tb com  seus defeitos e qualidades. 
Preciso  aprender a amar as pessoas e não  amar somente suas  qualidades e detestar seus defeitos. E o que mais rejeito no outro, normalmente é um defeito de caráter que carrego em mim e  desconheço.  E somente  a Aceitação de mim mesma, me perdoando, compreendendo minhas fraquezas, abandonando a culpa , cuidando do meu corpo com carinho, me fará   amar  e aceitar o  outro como ele é. (DIS)  
Resultado de imagem para imagem aceitar meus defeitos                                         
Amar a pessoa como ela é e não como eu gostaria que ela fosse... Conviver em harmonia com meus defeitos e qualidades e com os defeitos e qualidades dos outros constrói uma nova pessoa, mas em alguns momentos este processo é doloroso e ainda tenho a tendência de evitar o que me faz sofrer. Fico em busca de pessoas perfeitas que entendam meus maus momentos quando eu mesma não aceito as limitações dos outros... Ainda bem que tenho este Programa divino que me conduz de volta ao equilíbrio para viver um dia de cada vez...
(NF)
Resultado de imagem para imagem aceitar meus defeitos
CCA e os doze passos me ensinaram o respeito. Respeito ao outro e respeito a mim . Respeito significa aceitar " as manias do outro", uma vez que eu também tenho "manias" e o outro me aceita. Respeito é pensar antes de criticar, respeito é tentar entender o lado do outro. Ao mesmo tempo respeito é definir limites também, é me colocar , é deixar o outro saber que na mesma medida em que aceito, devo ser respeitada. Pode até parecer que isso é me anular, mas não é. É cultivar a convivência pacífica, não me deixando ser atropelada, mas estar realmente com disposição de acolher o outro na minha vida. Funciona!(DT)


 Resultado de imagem para imagem aceitar meus defeitos e respeitar
22 Março

Grandes perigos têm esta beleza - trazer à luz a fraternidade de estranhos. Victor Hugo


 Para hoje: O grande perigo, o comer compulsivo, faz com que todos nós em Comedores Compulsivos Anônimos sejamos como irmãos e irmãs.


É a mais pura verdade , quem não sofre da doença da obsessão, dificilmente entenderá uma pessoa com algum tipo de compulsão.
 O primeiro comportamento de quem não nos entende é a estranheza e a  crítica.
Há um tempo atrás, quando eu ainda não tinha compreensão  do meu transtorno,  já critiquei   e não entendia o comportamento de muitos  alcoólicos diante da bebida.
 Hoje sei, que a obsessão que me joga na comida é idêntica  a de quem  se joga em outras substâncias. Por isso precisamos de grupos de comedores compulsivos, porque somente um comedor compulsivo consegue entender  e aceitar o outro , assim como  alcoólicos se entendem , se aceitam, se ajudam e juntos buscam a recuperação. (DIS)

 Resultado de imagem para imagem unidade
21 Março 

Será um fato insignificante ter aproveitado o sol, ter aproveitado a luz da primavera, ter amado, ter pensado; ter realizado? Matthew Arnold

Para hoje: Existe tempo no meu dia para fazer uma pausa e notar o que está à minha volta: o ar, uma fragrância, um som. Por um minuto, posso esquecer o que tenho para fazer e me permitir sentir o momento com toda a intensidade do meu ser.

Manter o simples ...a gente ouve isso nas salas de CCA. Eu realmente passei a entender e a viver isso. Como e bom  aquele dia em que tudo vai dando certo...tudo vai se encaixando, as coisas acontecem uma depois da outra, tem tempo pra tudo. Isso acontece quando estou levando o programa com seriedade e honestidade. Porque sem a mente estar intoxicada com comida, tudo vai fluindo. E tudo fica muito mais leve. Depois de entender muitos ensinamentos da sala de CCA e ir tentando colocar em prática,  cada coisa simples que faz parte de minha vida ganhou uma importancia maior do que grandes acontecimentos.
DT 
Resultado de imagem para imagem  ser  simples
Acostumada  a olhar a vida com tanta seriedade que hoje me sentia encurralados pelas minhas  próprias  criações. A sociedade estabeleceu regras   e formas de controle, muitas vezes, impossíveis de seguir, servem apenas para nos tolher e dizer que precisamos ser pessoas sérias, responsáveis. Eu sou uma dessas pessoas, que aprendeu a olhar tudo com muita seriedade e risco. Uma verdadeira prisão em mim mesma. Vc se condena, se policia o tempo todo, não pode errar, não pode ser engraçada, tem o corpo engessado, sem  espontaneidade.
Ainda bem  que  em CCA estou aprendendo a apreciar a vida , agradecer pelo dia , céu azul,   pela chuva ou pelo sol, pela  brisa  suave no meu rosto, pela florzinha rasteira que nasces espremida no cimento da calçada.
 A vida é o maior presente que recebemos e posso despertar em mim o direito de apreciá-la. (DIS)

 Resultado de imagem para imagem  florzinha na beira da calçada



20 março pag.  80 
Falhar é impossível. Susan B. Anthony 

 Para hoje: Este programa funciona para qualquer pessoa que deseja que ele funcione, e que tem esperança de que ele funcione. 1 - "Livro Azul" de AA. 

 Os programas  anônimos são amparados pelas leis universais, vindas de um Poder  Maior. Humildade é uma lei, divina , básica para recuperação. É o primeiro passo para  descaracterizar defeitos de caráter, alojados no ego , como orgulho, vaidade e  arrogância. 
O programa é lógico que funciona, desde que eu  esteja disposta a  querer mudanças profundas. E não me sabotar com desânimo e falta de confiança. Por isso o programa diz que raramente alguém que  se  seguir com humildade e cuidadosamente o caminho, jamais falhará. Se eu  acreditar, fazer o  trabalho de base, entregar , confiar , com certeza ,terei forças   para alcançar os objetivos propostos. Um dia de cada vez! (DIS)         
Resultado de imagem para imagem de humildade                                              
Senhor, talvez seja difícil colocar este Programa em prática. Talvez eu não queira me conhecer, talvez em alguns momentos eu prefira ficar atolada na comida, esquecendo minhas pequenas conquistas. Mas não hoje, não agora. Hoje e só por hoje quero crer que há uma solução. E que esta solução é usar o melhor de minha capacidade para me abster de comer compulsivamente. Tenho esperança e fé! Vai funcionar!  (NF)
 Resultado de imagem para imagem desperança
Este programa funciona e eu senti isso na pele! Posso dar meu testemunho em qualquer lugar onde  eu vá! Para que  funcione é preciso usar o que se pede à ação: honestidade. A partir do momento em que acreditei que o processo de autoconhecimento me ajudaria a controlar a compulsão por comida, entendi que tinha que ser honesta e admitir minha impotência. Para parar de usar a comida como resolução de problema era imprescindível disciplina, humildade e coragem. Eu desejava uma descoberta dessa e me agarrei aos doze passos. Funciona! Principalmente porque quem dirige é um Deus amantíssimo! (DT)


Resultado de imagem para imagem honestidade 






19 Março

 É apavorante não viver. Victor Hugo 

Para hoje: Sou realmente como a imagem que tenho de mim mesmo? É tempo de descobrir.

Grande parte da minha vida foi apavorante ... relembrando minha infância, minha adolescência e também  grande parte de minha vida adulta , percebo as dificuldades pelas quais passei. Tudo por falta de me conhecer, falta daquele inventário destemido do quarto passo, falta de uma forma de me limpar de meus defeitos através de uma partilha como propõe o quinto passo.  Tinha uma baixa auto-estima. Não gostava de mim. Não me entendia. E o mais sério...não achava uma forma de melhorar. Graças a Deus cheguei ao CCA. Agora é muito bom viver! (D.T.)
 Resultado de imagem para imagem abrir  seu coraçaõ
Na pág. 40 do 12/12 referente ao Quinto Passo afirma: “voluntariamente abrimos nossos corações para que uma força capaz de modificar nossas vidas possa entrar e curar.” Esta força, este Poder Superior que cada um pode conceber como desejar, liberta minha alma aprisionada pela dor. Dor da culpa, do ressentimento, do comer em excesso, dor da impaciência. Mesmo em meio a uma situação dolorida, Deus me põe de pé. Não sou mais aquele ser perdido na lama. Tenho esperança!!! Só por hoje!!(N.F.)
Resultado de imagem para imagem abrir  seu coraçaõ
Quando aquela nuvem escura paira sobre a cabeça,  quando as preocupações te enlaçam como uma serpente que enrosca  sua vítima . Sinto como se não houvesse saída, luz no fim do túnel.  É realmente apavorante.  Ainda bem, que  são momentos que vem e vão embora. 

Hoje, é confortador saber que posso trocar os pensamentos,  buscar uma oração , uma amigo e muitas outras atitudes que o programa de CCA me sugere.  E  a luz voltará a iluminar a mente, destruindo esses momentos de escuridão, trazendo vida novamente.(D.I.S.)


Resultado de imagem para imagem baixa estima
18 março

 Equilibrar-se em uma perna e provar a existência de Deus é muito diferente de ajoelhar-se e agradecera Ele. Sören Kierkegaard


Para hoje: Não necessito de prova da existência de Deus para agradecer a Ele por minha abstinência e liberdade em relação ao comer compulsivo. 


 Duas coisas me chamam a atenção neste
PH :"  Agradecer a Deus diariamente é tão necessário para mim como respirar. Faço o que é possível fazer e deixo que Deus tome conta do resto". Nossa! como é bom ter esta necessidade de agradecer...é uma coisa vital. E passou a fazer parte de minha vida com esta intensidade a partir de quando descobri uma sala de 12 passos. E também a compreensão de que preciso entrar em ação, mas ao mesmo tempo deixar que o Poder Superior  puxe o carro também me dá força e esperança. Porque Ele sabe mais do que eu e por isso posso ficar tranquila com minha vida ...desde que eu entregue minha vontade a Ele.(D.T.)
 Resultado de imagem para imagem deus puxa  minha vida
Entregar a Deus e confiar que Ele pode mais do que eu. Quantas vezes fiquei meses amargurada por que pensava que poderia ter evitado a morte de alguém... Se eu tivesse telefonado, se eu tivesse percebido; como se eu tivesse poder para intervir na vida das pessoas... Hoje quando visito uma pessoa enferma, faço uma oração; agradeço a Deus pela oportunidade e deixo nas mãos Dele. Tiro de cena minha arrogância e prepotência e permito que Deus seja Deus. Simples...e funciona!(N.F.)
 Resultado de imagem para imagem entrego a vida  do outro nas maos de a deus
 Hoje quando olho para atrás e vejo o que já vivi , percebo como   fui carregada em muitas situações.  O sofrimento  mais doloroso  é o da minha imaginação e não o da  realidade. E constato o quanto tenho sido  protegida. E agradeço sempre.
Entregar e desligar-me das neuras da ansiedade e preocupações é um alívio, uma benção de Deus! 

Com ajuda de CCA, venho tentando colocar tudo isso  em prática. Um dia de cada vez.(D.I.S.)

Resultado de imagem para imagem deus me carrega  nas  dificuldades
17 Março 77 
A abstinência é tão fácil para mim quanto me é difícil a temperança. Samuel Johnson 

Para hoje: Sendo um comedor compulsivo, é mais fácil abster-me de abusar da comida que tentar tonar-me um comedor "normal".


 O abandono do lado espiritual e o desequilíbrio  emocional  promovem um vazio que me leva à busca de algum excesso, no meu caso,  a comida. Fico pensando como é difícil o desapego da comida compulsiva e de qualquer outra substância ou situações que me causam prazer.  O  excesso se torna muito atrativo, pois me distrai, me faz esquecer, mesmo que  rapidamente, da  minha inadequação à vida. Por isso  seguir os Doze passos e   meu Plano alimentar se torna mais fácil que me revezar entre  a farra alimentar e o controle , como fazia nas  dietas.
  Juntamente com a falta de  consciência  que sou uma comedora compulsiva e que não posso sequer provar determinados alimentos, já me levaram a muitas farras alimentares, e  até hoje, me levam, quando me descuido.
Hoje, estou um pouquinho mais esperta e fico em alerta com a astúcia dessa mente compulsiva . É mesmo aquela ideia do anjinho e do diabinho. Um querendo que me abstenha, o outro me impulsionando a comer. Depois de algumas 24h em CCA, sei como devo me alimentar ,mas ainda caio nas garras do diabinho. E alimentos de pacotinhos, saquinhos, crocantes... -  "um é pouco, mil não bastam". Então muitas vezes, prefiro deixar de colocar um na boca, porque se começar é difícil parar! 
O   melhor mesmo não dá a primeira mordida compulsiva. Pois a dificuldade que sinto em  parar de comer determinados alimentos é tanta, que é preferível nem começar.
Se não quero quebrar a minha abstinência, não posso sequer provar. Senão... " mil não bastam" . Sou uma comedora compulsiva, carrego na mente a obsessão (doença emocional e espiritual) e não sou  uma pessoa normal, principalmente, quando se trata de comida Preciso continuar voltando e praticando este programa um dia de cada vez!  E assim  estou crescendo! Muita Gratidão!!!, fé!!!.. fé!!!... só por hoje!(D.I.S.)

        Resultado de imagem para imagem  recusar a  comida  compulsiva                            

Ao praticar e aplicar a prece da serenidade aos meus desafios do dia, percebi que muito do meu comer compulsivo era um esforço inútil de mudar o outro, de mudar os acontecimentos do mundo, de mudar aquilo que não estava ao meu alcance. Compreender o que realmente eu podia mudar, voltou o meu olhar sobre minha própria vida. Eu não sabia, e ainda não sei lidar com a comida em excesso, preciso utilizar toda ajuda que CCA me oferece para ficar abstinente. Ler e escrever o PH, entrar em contato com a madrinha, ir ás reuniões, estudar os Passos, as Tradições e os Conceitos, prestar serviço, ter um planejamento alimentar são ações que tenho executado para ficar abstinente. Só por hoje!!(NF)
Resultado de imagem para imagem posso mudar a mimm mesma
O tratamento proposto pelo CCA é espiritual. Não sou normal quando se trata de comida...tenho uma doença que me leva a querer comer coisas das quais não preciso, coisas que sei que não me fazem bem, coisas que não são nutritivas, coisas que engordam. Para me livrar disso não adiantam dietas, restrições, proibições impostas por  profissionais. Neste programa aprendi que eu sou responsável pelo meu cuidado. Ninguém vai comer por mim ou me obrigar a comer ou a não comer. Tem que ser eu. Mas isso é muito difícil sem a ajuda espiritual que o programa me ensina. Preciso pedir ao PS que me livre da gula e me conceda a abstinência. Escutei uma vez na sala: "não é o que eu como, mas sim o que eu deixo de comer que vai me tratar".(D.T .) 



Resultado de imagem para imagem recusar comida
16 março 76 
Nada na vida é mais maravilhoso do que a fé - a grande força motora que não podemos analisar; nem pesar na balança. Sir William Osler 
Para hoje: O comer compulsivo não é desafio para os Doze Passos. Existem pessoas que precisam ouvir isso, tanto dentro como fora de CCA.

Eu sou uma dessas pessoas. - " ôooo, mulher de pouca fé", já ouvi muito isto. Mas é verdade! só vim aprender a me segurar na fé e a confiar em um Poder maior depois que cheguei em CCA. 
Busquei  outras filosofias, onde aprendi alguma coisa, mas tb me perdi  ainda mais. Passei por dificuldades que me deixaram mais   sem fé . Mas o  sofrimento, o  comer compulsivo, o engordar e a  vontade de sair disso, me trouxeram a CCA. E aqui, as portas para o alívio se abriram. Rapidamente, vi que estava no lugar certo. Aprendi a reconhecer a fé , a confiar e olhar para trás e vê o quanto fui  ajudada . Parei de sofrer, aceitei o que me incomodava, emagreci e passei a confiar e entregar a minha vida a Deus, como o concebo! (DIS)
Resultado de imagem para imagem de fé     


Revirando meus escritos do ano passado, encontrei um pedido a Deus por 90 dias de abstinência. Pedi a Ele que eu experimentasse ficar um tempo maior sem comer compulsivamente , para que eu soubesse como seria... E Deus tem atendido minha prece! E eu nem tinha percebido esta dádiva...  tenho feito o trabalho de base, procurando seguir o programa, utilizando os instrumentos de recuperação. Só por hoje vou desfrutar desta fé, e vou ousar um pouco mais no pedido. Fé corajosa para o dia de hoje!!   (NF)
Resultado de imagem para imagem de fé

 






Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir